CARDÁPIO

A construção do cardápio reflete a multiplicidade dos sabores brasileiros, destacando os produtos nacionais. A gastronomia brasileira é resultado da enorme diversidade de influências, vindas dos continentes europeu e africano e à já existente culinária indígena. A miscigenação de raças, que é o retrato do Brasil, está presente também na culinária.

A genuína cozinha brasileira traduz-se na comida trivial, saborosa, repleta de aromas e sabores, que nos remete à infância, aos almoços de família, às férias na casa dos avós, às reuniões em torno da mesa.

Este conceito é a base do cardápio do Aprazível. Sua maior influência é a da cozinha mineira,  feita durante as conversas ao pé do fogão, das receitas de família cultivadas por gerações, das mães zelosas e dos pequenos cuidados, da caprichada mesa farta e do forno à lenha.

É isso que a chef Ana Castilho chama de ‘cozinha de raiz’. Uma culinária que valoriza os ingredientes nacionais, advindos de cooperativas agrícolas e agroflorestais, e que está relacionada ao longo tempo de cozimento dos alimentos, ao prazer e ao sabor incomparável de ingredientes essenciais, como sal, pimenta, alho e cebola.

O Aprazível homenageia o Brasil e suas raízes a cada criação de prato, escolha de ingredientes e fornecedores de diversas partes do país.

 

 

Assim como investe nas comunidades em que atua, práticas sustentáveis também fazem parte da filosofia do Aprazível:

Usa Produtos Orgânicos Faz coleta seletiva com destinação de reciclagem e compostagem (adubo) Coleta óleo queimado para a produção de sabão biodegradável Coleta água da chuva